SBFA 2017 Lectures

 

Prezados colegas,

A SBFA inicia neste mês de setembro de 2017 a séries SBFA Lectures. Esta atividade visa promover ações que, de um lado, integrem nossa dinâmica comunidade de pesquisadores e filósofos analíticos e, do outro, deem visibilidade às visitas de nossos interlocutores estrangeiros às nossas universidades.

A ideia é muito simples: iremos incentivar e apoiar a realização de conferências e palestras organizadas por membros da SBFA e que envolvam duas ou mais instituições acadêmicas. Desse modo, um destacado filósofo brasileiro ou estrangeiro (em visita ao Brasil), faria duas ou mais palestras em duas ou mais instituições apresentando sua contribuição pessoal ao debate filosófico atual.

A proposta de que cada evento envolva mais de um membro da SBFA é um incentivo à cooperação, integração e solidariedade acadêmicas (que pode, inclusive, contribuir na consolidação dos programas de pós-graduação participantes).

A contribuição da SBFA, além da sua chancela institucional, poderá ser logística (a depender dos nossos parcos recursos financeiros) e na divulgação. As Lectures serão transmitidas ao vivo no ambiente virtual do nosso site (que se encontra em processo de reformulação) de acesso aberto. Com isso, além do público local presente, as conferências seriam destinada ao amplo público de filósofos analíticos da nossa sociedade. Aqui está o link para o nosso site http://www.sbpha.org.br/sbfa/.

Na sua primeira edição, a SBFA 2017 Lectures terá a participação do Prof. Daniel Hutto (Wollongong University, Australia). Hutto é autor de uma importante obra no campo da Filosofia da Mente e Filosofia da Psicologia, com destaque para Radicalizing Enactivism: Basic Minds without Content (MIT Press, Bradford Books, 2013), Folk Psychological Narratives: The Socio-Cultural Basis of Understanding Reasons (MIT Press, Bradford Books, 2008), Wittgenstein and the End of Philosophy (Palgrave, 2006) e Beyond Physicalism (John Benjamins Publishing Company, 2000), entre outros.

O Prof. Hutto fará duas palestras, a primeira ocorrerá na Universidade Federal do Ceará no dia 11 de setembro, “Handling the Hard Problem of Content with Kinky Cognition“; a segunda, no dia 15 de setembro, terá lugar na PUC-Rio, “Radicalizing Cognitive Science: Neurodynamics Without Representation“. Esse evento será coordenado pelos professores Marcos Silva (UFAL) e Ludovic Soutif (PUC-Rio).

A Diretoria da SBFA permanecerá aberta para que todos os seus membros apresentem propostas semelhantes (e que atendam aos critérios acima elencados).

Para ver a programação da edição da SBFA 2017 Lectures com Daniel Huttoclique aqui.

Atenciosamente,

A Diretoria.